terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Chateaux de la Loire


"Os castelos, contando com mais de trezentos, representam uma nação de construtores começando com os necessários castelo fortificados no século X, para o esplendor dessas construções meio milénio mais tarde. Quando os reis franceses começaram a construir os seus enormes castelos aqui, a nobreza, não querendo nem sequer se atrever a ser medida a partir da sede do poder, seguiu o exemplo. A sua presença no exuberante e fértil vale começou a atrair os melhores designers paisagísticos.
Em meados do século XVI, Francisco I deslocou o centro do poder da França do Loire para a antiga capital, Paris. Com ele foi o grande arquitecto do Vale do Loire, mas continuou a ser o lugar onde a maioria da realeza francesa preferiu passar a maior parte do seu tempo. A ascensão de Luís XIV, em meados do século XVII, levou a instalação permanente do realeza quando ele construiu o Palácio de Versalhes. No entanto, aqueles que ganharam o apoio e favores do rei e da alta burguesia, continuaram a renovar os existentes ou a construir novos castelos luxuosos como a sua residência de verão, na região do Loire.
Revolução Francesa viu um grande número de castelos franceses destruídos e muitos saquearam os seus tesouros. O empobrecimento de muitos dos nobres depostos, geralmente após um dos seus membros perderam a sua cabeça na guilhotina, fez com que muitos castelos fossem demolidos. Durante a I e a II Guerra Mundial, alguns castelos foram utilizados como Quartéis-generais militares. Alguns destes continuaram a ser utilizados desta maneira após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Hoje, estes servem como propriedade privada e habitação; alguns abrem suas portas para visitas turísticas, enquanto outros são exploradas como hotéis ou albergues. Muitos têm sido assumidos por uma autoridade do governo local ou a estruturas gigantes como o de Chambord que é propriedade e gerido pelo governo nacional e são os principais locais turísticos, atraindo centenas de milhares de visitantes cada ano." (Wikipédia)

Aqui vos deixo as minhas fotos da visita a três dos castelos do val do loire.
Óptima região para os amantes de castelos.
Visitem, pois vale bem a pena.

                                 CHENANCEAU

































                                       CHEVERNY























CHAMBORD



















Sem comentários:

Enviar um comentário