quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mosteiro de San Pedro de Arlanza

"O mosteiro de San Pedro de Arlanza , localizada em Hortigüela ( província de Burgos , na comunidade autónoma de Castela e Leão , Espanha ) ao longo do rio que leva seu nome, foi um dos mais importantes centros monásticos Castilla County . Fundada em 912 , ele recebeu o apelido de "berço de Castilla "e estava em operação até o confisco de Mendizabal , no século XIX .
O mosteiro foi fundado por volta de 912 , o ano em que eles são datados dois documentos fundadores preservados no cartulary do mosteiro , um concedido pelo conde Fernan Gonzalez e sua esposa Sancha e outra pelo conde Gonzalo Tellez streamer esposa e mãe e irmão de Fernan Gonzalez, Muniadona e Ramiro Gonzalez. Os dois documentos têm sérias dúvidas sobre a sua autenticidade, especialmente a de Fernan Gonzalez, cuja anacronismos são evidentes e seria forjado para vincular a sua figura ainda mais para o mosteiro. É provável que o documento Gonzalo Tellez tem um conteúdo autêntico como ele se encaixa perfeitamente com os anos de operação dessa contagem. 1
Fernan Gonzalez foi enterrado com sua esposa Sancha em e aqui os seus restos mortais foram desde que ele morreu em 970 até depois do confisco de igreja de Mendizabal eo consequente abandono de dependências monásticas, necessários em 1841 para mover os sarcófagos Collegiate da cidade vizinha de Covarrubias .
A igreja, que começou no ano de 1080 e agora em ruínas, tinha três naves e três absides na cabeça, pelo menos na primeira abordagem romanesca . No gótico foram as modificações que mudaram a aparência geral do templo, apesar de ter conservado algumas capitais do século XI . Entre os restos da igreja monumental destaca as três absides semicirculares, com grandes presbitérios. Também preserva a torre, construída no final do século XII e parte do claustro, a sala do capítulo eo óculo chama dupla na parte superior do frontão de imafronte. Há também a cobertura da igreja, que foi transferido para o Museu Nacional de Arqueologia em 1895 . Esta não é a única peça que tem sido bem despojado do mosteiro: além disso, como mencionado, o túmulo do Conde Fernán González de Castela e Sancha , outro túmulo românico bonita que a tradição diz ter pertencido a Mudarra e que pode ser visto na Catedral de Burgos , valiosos afrescos em exposição no Metropolitan Museum de Nova York eo Museu Nacional de Arte da Catalunha , e outra relação arte pura." (Texto Wikipédia)






Sem comentários:

Enviar um comentário